PAINÉIS FOTOVOLTAICOS E A ENERGIA SOLAR

O que é a Energia Fotovoltaica?

Energia fotovoltaica é a energia elétrica produzida a partir de luz solar (radiação), e pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos. Quanto maior for a radiação solar maior será a quantidade de eletricidade produzida.

Existem ainda outras maneiras de gerar autoprodução de energia de forma sustentável como por exemplo a energia eólica (produzida através do vento), sistemas com biodigestores (através de material orgânico) e térmicos (geram energia através do calor do sol), usados para o aquecimento de água.

O QUE EU PRECISO SABER?

Qual a Diferença entre Energia Solar Térmica e Energia Solar Fotovoltaica?

A geração solar térmica consiste na transformação da energia do sol em calor para a utilização no aquecimento de água em residências, hotéis, clubes, etc. Para captar essa energia são usados COLETORES solares.

Na geração solar fotovoltaica, a energia é diretamente convertida em eletricidade e, neste caso, são utilizados MÓDULOS solares.

Como Funciona a Geração de Energia Elétrica Fotovoltaica através da Energia Solar?

 

O país possui um grande potencial para gerar eletricidade a partir do sol. Só para se ter uma ideia, a radiação solar na região mais ensolarada da Alemanha, por exemplo, que é um dos líderes no uso da energia fotovoltaica (FV), é 40% menor do que na região menos ensolarada da Brasil.

 

Esse potencial se tornou ainda mais relevante quando, em 2012, a Resolução 482 da ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) passou a permitir que todo cidadão use seu telhado para gerar sua própria eletricidade e receber descontos em sua conta de luz.